O ultrassom 4D substitui o ultrassom morfológico normal?

Exame usa ondas ultrassônicas para transmitir, em vídeo, as feições e movimentos da criança ainda na barriga da mamãe

Durante o pré-natal, um dos principais exames para acompanhar a saúde do bebê é o ultrassom morfológico. A técnica, amplamente utilizada há décadas para monitorar o desenvolvimento do feto durante a gravidez, fornece imagens bidimensionais. Essas imagens, porém, podem ser um pouco difíceis de interpretar, especialmente para pais que não têm formação médica.

Por isso, o ultrassom 4D surge como uma versão mais avançada, que leva a experiência de visualização para outro patamar. A técnica fornece imagens tridimensionais em tempo real, acrescidas de uma dimensão temporal, permitindo ver o movimento do bebê no útero. É como assistir a um filme em que o bebê é o ator principal.

Ultrassom morfológico x ultrassom 4D

O ultrassom 4D oferece uma percepção muito mais nítida da anatomia do bebê, permitindo uma melhor detecção de possíveis anormalidades. Além disso, ele cria uma conexão emocional mais forte entre os pais e o bebê, pois proporciona uma visão quase realista do feto se movimentando”, explica o Dr. Armênio Mekhitarian, médico radiologista e diretor técnico do Instituto Avançado de Imagem.

Apesar de ser uma revolução durante o acompanhamento do bebê, o ultrassom 4D não é um substituto completo do ultrassom morfológico tradicional. Ambos têm suas vantagens e aplicações específicas.

O ultrassom tradicional ainda é amplamente usado para fins diagnósticos, especialmente nas fases iniciais da gravidez, quando a clareza da imagem é essencial para avaliar o desenvolvimento embrionário. Ele também é eficaz na detecção de certas condições médicas.

O ultrassom 4D, por outro lado, é mais apropriado para proporcionar uma experiência emocional aos pais e para detalhar a anatomia do feto em um estágio mais avançado da gravidez.

Assim, em vez de substituir o ultrassom 2D, o ultrassom 4D é um complemento valioso que pode oferecer uma visão mais completa do bebê durante a gravidez.

Para a mamãe realizar o exame, a recomendação é fazê-lo entre a 26º e 30º semana de gestação, que é quando o feto já começa a criar tecidos de gordura pelo corpo, o que facilita uma leitura melhor de sua aparência e órgãos. Nesse período, já é possível ver o bebê abrindo os olhos e até mostrando a linguinha.

O Instituto Avançado de Imagem oferece ultrassom 4D com gravação em nuvem. O resultado do ultrassom é entregue logo após o exame.

Marque seu ultrassom 4D pelo WhatsApp: (11) 95299-4702 | 95299-4703.

O IAI está localizado na Rua Amaral Gama, 333 – cj 124, Santana, em São Paulo/SP. Tel: (11) 2979-1258 e 3266-4810.

Fonte: Dr. Armênio Mekhitarian – Diretor Clínico do Instituto Avançado de Imagem – Médico Radiologista – CRM SP 59.512

Nenhum comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

WhatsApp Logo