Doppler transcraniano: você sabe como funciona?

Exame de imagem é usado para avaliar o cérebro e o fluxo sanguíneo de artérias e veias cerebrais

Você já fez o Doppler transcraniano? O nome do exame parece ser coisa de outro mundo, mas é mais simples do que parece.

Semelhante a um ultrassom, o exame é usado para investigar doenças neurológicas como enxaqueca, vertigem, acidente vascular cerebral, Parkinson e até mesmo hipertensão intracraniana.

O que é Doppler transcraniano?

O Doppler transcraniano funciona assim: através de ondas sonoras cujo ouvido humano é incapaz de captar, é possível “enxergar” o fluxo sanguíneo de artérias e veias que circulam no cérebro.

Assim que o paciente chega ao consultório, é acomodado em uma maca, para maior conforto. Depois, o médico usa um transdutor, um aparelho que é passado no crânio do paciente, capta as informações recebidas, processa e transmite automaticamente na tela do equipamento“, explica o Dr. Armênio Mekhitarian, médico Radiologista e Diretor Técnico do Instituto Avançado de Imagem (IAI).

Vale lembrar que o exame não dói nada e não é preciso raspar o cabelo ou prendê-lo. O procedimento pode durar de 10 a 30 minutos. Depois, o médico responsável emite um laudo técnico com suas percepções para o médico solicitante.

Doppler em casa

Você sabia que é possível fazer o Doppler transcraniano em casa? Sim! Com a mesma segurança da clínica, o serviço é indicado para aqueles pacientes que têm dificuldade de locomoção ou apenas desejam mais conforto na hora do exame em domicílio.

No Instituto Avançado de Imagem, o Doppler transcraniano é oferecido em nosso consultório ou no formato home care. Veja aqui como funciona o serviço de exame em casa e marque seu exame. Se preferir, mande uma mensagem em nosso WhatsApp: (11) 95299-4702 | 95299-4703.

Se quiser atendimento presencial, o IAI está localizado na Rua Amaral Gama, 333 – cj 124, Santana, em São Paulo/SP.

Para os médicos que desejam aprimorar seus conhecimentos em Medicina Diagnóstica, o Instituto fornece Cursos Livres em várias técnicas de Doppler; mais detalhes aqui.

Fontes:

Dr. Armênio Mekhitarian – Diretor Clínico do Instituto Avançado de Imagem – Médico Radiologista – CRM SP 59.512

Nenhum comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

WhatsApp Logo