Estilo de vida é determinante para a saúde do seu cérebro

Hábitos saudáveis podem reduzir em até 80% o risco de doenças cerebrovasculares, aponta pesquisa

O cenário é alarmante: a cada 5 minutos, um brasileiro sofre um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Dados do Ministério da Saúde revelam que, anualmente, cerca de 100 mil pessoas morrem em decorrência dessa condição no país, configurando a segunda principal causa de óbitos e a primeira de incapacidade no Brasil.

Prevenção começa nas escolhas diárias

O que muitos não percebem é que a saúde cerebrovascular está intrinsecamente ligada às decisões que tomamos todos os dias. A forma como nos alimentamos, nos exercitamos e lidamos com o estresse tem impacto direto na circulação cerebral“, afirma Dr. Armênio Mekhitarian, médico radiologista e diretor técnico do Instituto Avançado de Imagem (IAI).

A prática regular de atividade física, por exemplo, pode aumentar em até 30% o fluxo sanguíneo cerebral. Uma dieta equilibrada, rica em ômega-3 e antioxidantes, associada à atividade física regular, pode reduzir em até 50% o risco de problemas cerebrovasculares.

Tecnologia aliada à prevenção

O ultrassom com Doppler transcraniano surge como uma ferramenta fundamental na detecção precoce de alterações na circulação cerebral. Este exame não invasivo permite avaliar o fluxo sanguíneo nas principais artérias do cérebro, possibilitando o diagnóstico precoce de condições que podem levar ao AVC.

O Doppler transcraniano é como uma janela para a circulação cerebral. Através dele, podemos identificar estreitamentos arteriais e alterações no fluxo sanguíneo antes mesmo do surgimento dos primeiros sintomas“, explica.

Sinais de alerta

Alguns sintomas não podem ser ignorados quando o assunto é saúde cerebrovascular:

  • Dor de cabeça intensa e súbita
  • Alterações na fala ou confusão mental
  • Fraqueza ou dormência em um lado do corpo
  • Alterações na visão
  • Tontura severa ou perda de equilíbrio

A identificação precoce desses sinais, associada a exames preventivos como o Doppler transcraniano, pode salvar vidas.

Faça seus exames de imagem em casa

Você sabia que é possível fazer exames de imagem (com exceção do eletrocardiograma) em casa? Com a mesma segurança da clínica, o serviço é indicado para aqueles pacientes que têm dificuldade de locomoção ou apenas desejam mais conforto na hora do exame em domicílio.

Para diagnósticos como ultrassom com Doppler transcraniano, ultrassom peniano com TEFI, ultrassom morfológico 4D, ultrassom com Doppler, biópsia e ultrassom dermatológico de alta frequência, conte conosco com toda a segurança e qualidade que você merece. Fazemos atendimento domiciliar em toda grande São Paulo.

Conheça o serviço de ultrassom home care em São Paulo e marque sua consulta pelo WhatsApp: (11) 95299-4702 | 95299-4703.

Se preferir atendimento presencial, o IAI está localizado na Rua Amaral Gama, 333 – cj 124, Santana, em São Paulo/SP.

Fontes:

Dr. Armênio Mekhitarian – Diretor Clínico do Instituto Avançado de Imagem – Médico Radiologista – CRM SP 59.512

Tudo sobre AVC, UOL. Acesso em 09/11/2024. Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/saude/tudo-sobre-avc/#:~:text=AVC:%20quais%20os%20sintomas%2C%20as,Entenda%20melhor%20a%20seguir.

Nenhum comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

WhatsApp Logo