Ultrassom 4D: é possível ver o bebê antes de ele nascer
O ultrassom 4D é um exame seguro e indicado para monitorar o desenvolvimento fetal durante a gestação com alta definição
Ultrassom 4D: por que esperar nove meses para ver o rostinho do bebê quando podemos vê-lo ainda na barriga da mamãe?
A medicina dispõe de uma tecnologia que complementa o Ultrassom, chamada de 4D. O aparelho funciona da mesma maneira que um exame de Ultrassom tradicional (conhecido como 2D), contudo, recebe e transmite na hora as imagens em três dimensões e em tempo real, podendo ser gravada em vídeo na nuvem, para ser assistida e compartilhada quantas vezes quiser.
Além de proporcionar momentos únicos, esse exame traz informações valiosas sobre o desenvolvimento fetal. Utilizando ondas sonoras de alta frequência, o exame produz imagens tridimensionais do feto em movimento. Esse recurso permite uma visualização mais detalhada e realista do bebê, tornando a experiência ainda mais emocionante para os pais.
Para quem o Ultrassom 4D é recomendado?
O ultrassom 4D é indicado para todas as mulheres grávidas que desejam acompanhar o desenvolvimento de seus bebês de forma mais próxima e visualmente rica. Ele oferece uma visão detalhada das características faciais, movimentos e até mesmo expressões do feto. Além disso, esse exame auxilia na detecção de possíveis malformações ou anormalidades que possam exigir atenção médica especializada.
Embora o ultrassom possa ser realizado em diferentes estágios da gestação, é recomendado que o ultrassom 4D seja feito entre as 26ª e 30ª semanas. Nesse período, o feto já está desenvolvido o suficiente para permitir uma visualização mais clara e nítida. No entanto, vale ressaltar que cada caso é único, e o médico especialista decidirá qual é o melhor momento para a realização do exame, considerando as particularidades de cada gestação.
O ultrassom 4D é seguro?
Segundo o Dr. Armênio Mekhitarian, médico radiologista e Diretor Técnico do Instituto Avançado de Imagem, o ultrassom 4D é seguro e não invasivo para a mãe e o bebê.
“O exame utiliza ondas sonoras, sem a emissão de radiação ionizante, o que o torna uma opção segura para a avaliação fetal durante a gestação. Da mesma forma que o ultrassom convencional é seguro, o 4D também é, o que muda é a forma de interpretação das ondas para a tela do computador”, diz.
As imagens capturadas durante o exame são analisadas tecnicamente pelo médico responsável e encaminhadas, após o exame, para uma nuvem contratada pela clínica.
No Instituto Avançado de Imagem, é possível ter, em vídeo, essa recordação única.
Além do Ultrassom 4D, existem a Ultrassonografia em 3D (imagem com profundidade estática) e 2D (a versão tradicional mais conhecida do exame).
“É importante ressaltar que nem sempre será possível ter uma boa imagem do bebê, que pode estar de costas, com a placenta ou cordão umbilical cobrindo seu rostinho e/ou outros empecilhos. Por isso, sempre oriento as grávidas a ter paciência e trocar de posição na maca para tentar a melhor imagem”, complementa o Dr. Armênio.
O resultado do ultrassom é entregue logo após o exame. O Instituto Avançado de Imagem oferece ultrassom 4D com gravação em nuvem!
Marque seu exame pelo WhatsApp: (11) 95299-4702 | 95299-4703.
O IAI está localizado na Rua Amaral Gama, 333 – cj 124, Santana, em São Paulo/SP. Tel: (11) 2979-1258 e 3266-4810.
Fonte: Dr. Armênio Mekhitarian – Diretor Clínico do Instituto Avançado de Imagem – Médico Radiologista – CRM SP 59.512
Sorry, the comment form is closed at this time.